• Previna-se e evite surpresas nas férias

    Equipe Victória

    - 28 de December de 2011

    cuidados férias casa segurança redes sociais fechadura vizinho

    Com a chegada das férias, os cuidados com sua residência devem ser redobrados, principalmente em caso de viagem. Neste período, casos de furto se fazem cada vez mais frequentes, pois a execução de crimes é favorecida em casas vazias. Mas com alguns cuidados, você pode evitar ações de criminosos e acidentes domésticos. Confira nossas dicas e faça uma viagem tranquila, sem surpresas na volta.

    Cuidado nas redes sociais

    A internet está cada dia mais presente em nossas vidas, e grande parte dos usuários da web são membros de redes sociais, onde todos sabem o que acontece com seus contatos. Evite postar fotos em tempo real ou fazer “check-in” nas redes com base em geo-localização. Seu perfil pode ser monitorado sem que você saiba e publicar nas redes que você está fora de casa pode ser um prato cheio para os criminosos.

    Tranque a porta

    Parece bobo, mas não é. Muitas pessoas têm o hábito de sair de casa deixando a porta encostada, o que facilita a ação dos bandidos. Ao sair de sua residência, rode a fechadura até o fim e reforce as trancas de janelas e portas, principalmente as de fácil acesso.

    Desligue o registro de água

    Mesmo que a viagem seja curta, desligue o registro de água e verifique se os eletrodomésticos estão fora da tomada para evitar possíveis acidentes.

    Avise alguém de confiança

    Ao viajar, deixe alguém de confiança ciente de sua partida. Passe seus contatos para essa pessoa, para que ela possa se comunicar caso aconteça algo.

    Invista em alarmes e câmeras de segurança

    Os dispositivos de segurança, como sensores de presença e alarmes, são algumas ferramentas extras para proteger sua residência dos assaltantes. Já as câmeras servem para monitorar o que acontece ao redor da casa, podendo até ajudar a polícia na investigação de um crime.

    Fale com as autoridades

    Se possível, entre em contato com a polícia local e diga que a residência estará vazia por determinado período. A polícia poderá intensificar as rondas do bairro.

    Seja discreto

    Ao deixar sua residência, seja rápido e discreto. Coloque a bagagem no veículo de forma ágil para que outras pessoas não vejam que a casa estará vazia.

    Faça sua casa parecer habitada

    Se possível, contrate alguém para fazer a limpeza da frente da residência, recolher jornais e correspondências, para que a casa não fique com aspecto de abandono. Peça também para que essa pessoa mude a posição de cortinas e persianas e acenda luzes diferentes nos cômodos da casa durante a noite, para que sua casa pareça habitada.

    Com essas dicas, você poderá sair de casa sabendo que as medidas de precaução foram tomadas. Aproveite as férias e faça uma excelente viagem!

    0

    Deixe seu comentário

    Favor, preencha corretamente o(s) campo(s):