• Faça você mesmo: novo uso do papel de parede

    Equipe Victória

    - 28 de November de 2012

    O papel de parede voltou com tudo. Prova disso é que, além de ser utilizado em paredes, ele passou a estampar cúpulas, caixas e até armários. Se o papel de parede dos sonhos for muito caro, não tem problema. Com pouca metragem já é possível cobrir diversos objetos.

    Para isso, você vai precisar de:
    - Cola
    - Fita métrica
    - Pincel ou rolo de pintura (depende do tamanho da área que deseja cobrir)
    - Tesoura
    - Estilete
    - Espátula para corte
    - Pano seco

    Passo a passo:

    1. Limpe a superfície do objeto com pano úmido e espere secar. Se houver alguma imperfeição (em caso de madeira, por exemplo), passe uma lixa para aumentar a aderência do papel.
    2. Meça a superfície e defina o tamanho das tiras. Corte o papel e deixe 0,10 cm para o recorte nas extremidades.
    3. Passe cola diluída em abundância, do centro para as bordas. Dobre o papel, juntando as pontas. Espere 1 minuto e passe mais uma mão de cola.
    4. Comece aplicando o papel no objeto. Espere colar e vá desenrolando até a extremidade. Repita o processo, dispondo uma folha ao lado da outra.
    5. Conforme for colando o papel, passe um pano seco para retirar o excesso de cola. Dê leves tapinhas para evitar as bolhas.
    6. Recorte os excessos de papel fazendo vincos firmes com a espátula. Passe o estilete para reforçar e puxe a rebarba com as mãos.

    Confira projetos inspiradores que utilizam papel de parede em diversos objetos:

    Uma alternativa criativa de aproveitar os restos de papel de parede é aplicá-los em cúpulas de abajur ou luminárias.

    Para renovar a escrivaninha, você pode forrar a parte interna ou as portas com papel de parede. Ou você pode ousar e fazer uma mistura de estampas como na foto acima.

    Uma outra opção é aplicar papel de parede nas portas da casa. A porta acima foi decorada com um papel de parede vintage, comprado no site ebay.

    Ao invés de apenas pintar as caixas organizadoras, que tal estampá-las com papéis de parede diferentes? Você pode utilizar uma estampa na caixa e outra para a tampa.

    Para os mais ousados, o papel de parede pode ser utilizado para forrar o ármario. É uma proposta divertida e foge do comum.

    Fotos: Casa e Jardim

    0

    Deixe seu comentário

    Favor, preencha corretamente o(s) campo(s):