• Escolhendo a cortina ideal

    Equipe Victória

    - 30 de April de 2012

    Além de amenizarem a entrada de luz, as cortinas complementam a decoração, compondo ambientes aconchegantes e elegantes. Elas são escolhidas de acordo com o gosto pessoal e podem ter comprimentos, materiais, cores e estampas diferentes. Mas além de embelezar o ambiente, as cortinas devem atender às necessidades do espaço. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na escolha da cortina ideal. Não deixe de conferir:

    Comece pelas medidas
    Elas são imprescindíveis para evitar perda ou sobra de material, por isso é importante tê-las anotadas para repassar para o profissional responsável pela confecção.
    É indicado acrescentar, no mínimo, de 10 a 20 cm nas laterais das janelas para garantir proteção contra iluminação indesejada.
    Se a distância entre a janela e o teto for menor que 30 cm, faça a cortina até o teto. Caso a medida até as paredes laterais seja menor que 50 cm, o indicado é cobrir a área toda. E, caso sobre menos que 30 cm entre a cortina e o piso, é melhor optar pelo modelo longo.

    Acerte no modelo
    Se você pretende economizar, o modelo preso por alças feitas com o próprio tecido é o mais indicado. Outra opção é a alça com o cabeçote liso colocado em um varão.
    As cortinas que mais gastam tecidos são as franzidas ou as confeccionadas com tecidos finos, já que precisam de mais material para dar volume.
    É importante definir a função da cortina no ambiente para escolher o tecido. Se o objetivo é ter luminosidade, opte por tecidos claros ou transparentes, como o linho e o voal. Já quando o objetivo é proteger o ambiente da luz excessiva, os profissionais recomendam tecidos encorpados como a seda rústica e a lona. Uma outra possibilidade é a combinação de um tecido leve com um forro para controlar a intensidade de luz no ambiente.

    Inspire-se com nossa galeria de fotos:





    Fotos: Decorismo, Casa e Jardim.

    0

    Deixe seu comentário

    Favor, preencha corretamente o(s) campo(s):