• Como valorizar seu imóvel

    Equipe Victória

    - 28 de February de 2012

     

    Uma preocupação frequente de quem investe em imóveis é a possível desvalorização de suas propriedades. Apartamentos oferecem facilidades quando comparados à casas, mas alguns cuidados são necessários para que o imóvel não perca valor. O estado de conservação das fachadas, por exemplo, pode ser determinante no preço de dois apartamentos em prédios similares e de mesma idade. Pretende valorizar seu imóvel? Então proponha reformas na próxima reunião de condomínio.

     

    Veja nossas dicas e saiba quais fatores podem valorizar ou ao menos ajudar a manter o valor de seu imóvel:

    Modernização da fachada

    A má aparência de um imóvel é suficiente para desvalorizá-lo. Por isso, uma opção para renovar e valorizar prédios antigos é revitalizar a fachada. Dentre as opções, estão a pintura, a troca (ou colocação) de pastilhas, a troca das grades das varandas e das grades da entrada do edifício. Nos dois últimos casos, uma boa opção é trocar grades de ferro por vidros, pois o visual fica mais limpo e moderno.

     

    Reforma de áreas comuns

    Um hall de entrada e uma portaria atraente também contribuem para a valorização do imóvel. Móveis modernos e boa iluminação transmitem equilíbrio e tornam o ambiente mais agradável. Um fator que não pode ser ignorado é a pintura interna do edifício, que deve ser ser renovada anualmente.

    Construção de uma área de lazer

    Se seu prédio é antigo e não tem uma área de lazer, construí-la pode gerar uma valorização muito positiva para o imóvel. A construção de um simples playground para as crianças, uma academia para os adultos ou uma área com piscina e churrasqueiras pode valer muito a pena não só para a valorização do imóvel, mas para a comodidade dos moradores. Como se trata de alteração do uso da área, provavelmente o alvará será necessário.

     

    Manutenção

    Outra dica para valorizar seu imóvel é a manutenção diária do espaço e a modernização das partes elétrica e hidráulica. Trocar canos de ferro por canos de PVC e instalar elevadores mais modernos são alguns exemplos do que pode ser feito.

     

    Ampliação da garagem

    Um fator que valoriza imóveis localizados em grandes centros urbanos é a existência de garagem. Em prédios com poucas vagas que ainda contam com área livre, é possível ampliar o número de vagas. Se o solo e a estrutura do prédio permitir, é possível até mesmo escavar para construir uma nova garagem subterrânea.

     

    Adaptações ecologicamente corretas

    De acordo com a revista Exame, edifícios que adotam medidas ecologicamente corretas têm sido mais valorizados no mercado. A construção de um sistema de reaproveitamento de água – para efetuar a limpeza das áreas comuns, por exemplo – bem como de sistemas de economia de energia elétrica podem demandar um investimento inicial grande, mas a economia deve compensar com o passar dos anos, fora o impacto no valor dos apartamentos.

    Fonte: Exame

    Foto: Soul Batel Soho

    0

    Deixe seu comentário

    Favor, preencha corretamente o(s) campo(s):