• Dicas para escolher seu imóvel

    Equipe Victória

    - 27 de February de 2012

    Ao adquirir um imóvel, alguns fatores devem ser levados em consideração para que você não se arrependa da escolha depois. Confira nossas dicas e faça uma boa escolha!

    Lote

    Analise bem a localização do terreno. Pense em sua comodidade e veja qual é a distância entre o lote e seu trabalho, por exemplo. Veja também se no local há hospitais, supermercados, bancos e escolas por perto para que você não precise se deslocar para realizar atividades cotidianas.

    Se você pretende fugir do barulho e da agitação, locais próximos à casas noturnas, bares e edifícios comerciais não são os mais indicados.

    Antes de construir, procure um engenheiro para verificar se há algum tipo de inclinação no terreno.

     

    Imóvel na planta

    Leia atentamente todas as informações contidas no memorial descritivo. Localização, material e equipamentos utilizados deverão estar relacionados. Certifique-se de que o que consta nos folhetos condiz com a planta apresentada.

    Verifique se a imobiliária possui cadastro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Caso contrário, não compre. No caso de construtora, solicite referências comerciais de outras obras feitas pela empresa.

    Peça para ler a minuta do contrato do imóvel e, se sentir necessidade, leve-a para um advogado especializado na área ou procure o PROCON.

    Imóvel Novo

    Verifique a localização antes de adquirir o imóvel e veja se há algum aspecto que possa colocar o lugar em risco ou desvalorizá-lo. Visite o imóvel em horários diferentes para observar detalhes como o movimento do bairro e a incidência do Sol na casa, por exemplo.

    Verifique se todos os itens prometidos em folhetos foram entregues e, no memorial descritivo, identifique a marca e a qualidade do material e dos equipamentos utilizados na obra.

    Observe a infraestrutura do local e pense em sua comodidade. Repare se próximo ao local do imóvel existem supermercados, comércios, hospitais e meios de transporte.

    Analise a documentação do imóvel e do vendedor e leia todo o contrato com atenção. Em caso de dúvida, procure um advogado especializado.

    Consulte também o Cadastro de Reclamações Fundamentadas ou o Banco de Dados do PROCON para tomar nota de possíveis reclamações contra a construtora ou vendedora.

     

    Imóvel Usado

    Agende visitas durante o dia para verificar as condições físicas do imóvel. Repare em detalhes como rachaduras, infiltrações e mofo. Verifique também a pressão da água abrindo as torneiras e acenda as luzes para certificar-se de que não há algum problema elétrico.

    Assim como nos imóveis novos, observe a infraestrutura do bairro e repare se há supermercados, comércios, hospitais e meios de transporte próximo ao local do imóvel. Verifique também se há algum aspecto que possa colocar o lugar em risco ou desvalorizá-lo.

    Seja cauteloso ao assinar o contrato. Verifique a documentação do imóvel, do vendedor e, se necessário, consulte um advogado de confiança.

     

    Foto: Gether Nogueira

    Fonte: Caixa

    0

    Deixe seu comentário

    Favor, preencha corretamente o(s) campo(s):