• Como pagar menos Imposto de Renda na venda de imóveis

    Equipe Victória

    - 8 de August de 2011

    Com a rápida valorização das propriedades nas principais cidades brasileiras, o retorno gerado por investimento em imóveis tem crescido. Entretanto, ao vender uma propriedade, parte dos investidores tem sido pegos de surpresa pelo que a revista Exame chamou de “efeito colateral” desse tipo de investimento. A publicação consultou advogados especialistas e publicou uma matéria com dicas para o investidor se planejar para não ter que pagar tanto dinheiro ao governo.

    Pela legislação brasileira, ao vender um imóvel devemos recolher aos cofres públicos o chamado ganho de capital. Uma tributação de 15% sobre a diferença entre os preços de compra e venda de um imóvel. Transformando em números: “Um apartamento adquirido por 400.000 reais em 2008 e vendido agora por 700.000 reais, por exemplo, gera uma dívida tributária de 45.000 reais (ou 15% de 300.000) a ser paga no mês seguinte ao recebimento do dinheiro”. Como bem observado no artigo “a mordida do Leão seria mais do que suficiente para comprar carro novo e com os principais opcionais, por exemplo.”

    Tome nota das dicas que podem ajudar a reduzir o tamanho da mordida:

    1. Usar o dinheiro da venda de um imóvel para comprar outro

    Esse é o jeito mais fácil de fugir da alíquota de 15% cobrada sobre o ganho de capital. Para aproveitar o benefício estabelecido pela lei 11.196 de 2005, no entanto, é preciso ficar atento a uma série de exigências.

    2. Vender imóveis de até 440.000 reais

    3. Vender imóveis comprados antes de 1969

    4. Isenção de IR sobre imóvel de herança

    5. O tempo reduz o IR

    6. Declare todas as benfeitorias

    Gastos com reformas, por exemplo, podem ser somados ao valor de compra do imóvel para reduzir a base de cálculo sobre a qual incidirá o imposto.

    7. Quem investe em vários imóveis deve abrir uma empresa

    Leia a reportagem completa aqui.

    0

    Deixe seu comentário

    Favor, preencha corretamente o(s) campo(s):