• A importância da proporção II

    Equipe Victória

    - 17 de January de 2012

    Como já vimos no post anterior, as proporções são fundamentais para o uso perfeito do espaço. Nesse post falaremos como a relação entre moradores, objetos e móveis pode influenciar na decoração do seu quarto. Confira nossas dicas e traga conforto e beleza para sua casa.

    Quartos

    A cama é o ponto de partida. A altura do colchão define outras opções como a altura do criado-mudo e arandelas de parede, por exemplo. O criado-mudo deve ser um pouco mais baixo que a cama para que os objetos ali apoiados estejam ao alcance do morador. O abajur não deve ficar tão baixo que se enxergue a lâmpada quando sentado na cama. E o espelho do quarto deve ficar na altura do rosto do usuário, para evitar contorcionismos.


    Ao planejar estantes, é importante levar em consideração a altura dos moradores. As prateleiras superiores devem ser da altura do ombro da pessoa mais alta da casa, para facilitar o acesso aos objetos. É importante lembrar que objetos pesados e utilizados com frequência devem ficar em prateleiras mais baixas e de fácil acesso.

    DICA DE EXPERT

    Roberto Negrete

    “Tire as medidas do corpo (principalmente ombro a ombro) e do ambiente. Com fita crepe e papel jornal, marque o lugar de móveis no chão e defina a circulação para visualizar o arranjo.”

    Ricardo Miúra e Carla Yassuda

    “Vá a uma loja e peça para posicionar móveis de medidas iguais ao seu projeto a fim de simular a sala. Visite apartamentos decorados e mostras de decoração para sentir o espaço físico.”

    Paula Neder e Alexandre Monteiro

    “Pratique as funções rotineiras experimentando os móveis para perceber se as dimensões estão corretas ou não. A observação pessoal com a ajuda de uma trena é um exercício perfeito para a compreensão do espaço.”

    Com conteúdo de: Revista Casa Cláudia, Edição Ano 32 nº 5

    0

    Deixe seu comentário

    Favor, preencha corretamente o(s) campo(s):