• A importância da proporção

    Equipe Victória

    - 12 de January de 2012

    Na decoração, um único detalhe pode tornar seu ambiente amável ou detestável. Para evitar erros, a melhor saída é tomar conhecimento das proporções e utilizar seu espaço da melhor forma. Relações entre móveis, moradores e objetos podem traçar o caminho a ser seguido na decoração de sua casa. Aprenda a importância das proporções através de nossos dois posts com dicas de decoração.

    A arquiteta carioca Paula Neder afirma que “a medida das passagens, as distâncias entres móveis, o tamanho de móveis e objetos em relação à dimensão dos homens são itens importantes do conforto”. Confira nossas dicas para otimizar seu espaço e torná-lo proporcional e muito mais confortável.

    Sala de estar

    Sofás e poltronas menos profundos (cerca de 80cm) e durinhos são próprios para receber visitas, pois a pessoa não perde a compostura. Já a mesa lateral deve possuir a mesma altura do braço do sofá, enquanto a mesa de centro deve ficar a uma distância que permita apoiar algo sem se levantar.

    Salas de TV

    Elas motivam o conforto e diversão, e por isso pedem sofás grandes e profundos (mais de 1m de profundidade). Coloque o móvel num lugar com distância adequada entre o espectador e a TV (4 vezes a altura da tela é a distância ideal) e repare no espaço entre a telinha e o chão, pois o ideal é que a distância entre ambos seja de 90cm.

    Salas de jantar

    Nelas, as preocupações são diferentes. A distância entre o lustre e a mesa deve estar entre 70 e 90cm, para evitar desconfortos e até mesmo acidentes. As cadeiras devem se encaixar na mesa e permitir que o usuário apóie seus braços, para garantir conforto. Outra dica importante é guardar 80cm entre mesa e parede para poder puxar a cadeira.

    Confira no próximo post: a importância da proporção nos quartos e outras dicas para otimizar seu espaço!

    Com conteúdo de: Revista Casa Cláudia, Edição Ano 32 nº 5

    2

    Comentários

    1. LÉIA disse:

      BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER EM UMA SALA DE ESTAR , QUAL A ALTURA ENTRE O LUSTRE E A MESA DE CENTRO.
      OBRIGADA!!

      • Equipe Victória disse:

        Olá Léia. Para a sala de estar não há uma regra muito clara, pois a altura do lustre depende de alguns outros fatores, como por exemplo, a altura da mesa de centro. Mas o comum é que a distância seja de, no mínimo, 100cm.

    Deixe seu comentário

    Favor, preencha corretamente o(s) campo(s):